Páginas

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

RETROSPECTIVA TECNOLOGIA 2015

Com a proximidade do fim do ano, criamos expectativas sobre as novas tecnologias que surgirão. Quais as novidades que este ano fizeram diferença para você e o que espera para o próximo ano? Gostaria de interagir mais com você e entender quais os assuntos mais te chamam atenção. Entre em contato por e-mail e deixe seu recado ou acesse o blog: elpidioprado.blogspot.com.

Avanços na tecnologia auxiliam dia a dia
Inovações que contribuíram para o mercado de ti crescer
Como estamos acostumados a ver todos os anos, a indústria de telefonia celular, televisores, veículos, computadores, monitores, sistemas operacionais e outros fazem avanços e absorvemos quase que imediatamente estas tecnologias. As empresas estão fazendo fusões para absorver e agregar tecnologias para melhorar seus serviços. Objetos que estavam na tela do computador hoje podem ser impressos em formato 3D. Aplicativos mudam o mercado e forçam mudanças drásticas de custo e comportamento. O que esperar de 2016?
Em 2015, o mercado de smartphones cresceu em potencial e qualidade de hardware fazendo com que dispositivos como notebooks e, principalmente, netbooks deixassem de ser necessários para o desenvolvimento das atividades de muitos profissionais. Os lançamentos da Apple geraram filas para compra imediatas das novas tecnologias. Apaixonados passaram noites esperando as lojas abrirem e poderem adquirir seu exemplar. Pessoas viajaram para outros países para comprarem antecipadamente, pois, o lançamento no seu país seria mais tarde. Celulares identificando sua digital já tínhamos em anos anteriores, mas, voltou com ênfase este ano juntamente com processadores mais potentes, memória interna maior, resistência a impacto e a água, câmeras com maior definição. Enfim, os smartphones estão facilitando a vida de seus usuários, mas, usemos com maior sabedoria.
As empresas como Vivo que está em fase de fusão com a GVT objetivam melhorar seus serviços utilizando das infraestruturas disponíveis para melhorar sua qualidade. Além delas, temos a Embratel com a Claro (Embratel, Claro e Net juntas). Fibras ópticas farão nossa comunicação ampliando ainda mais a oferta de velocidade e melhorando a navegação. Navegar em casa com mais de 100 Megas... e por ai vai. A GVT, por exemplo, já fornece um serviço chamado Freedom que é nada mais nada menos que a possibilidade de usar a sua linha GVT Fixa no seu smartphone (necessário acesso a dados pela operadora celular ou wifi).
As impressoras que concretizam imagens gerando na sua frente e imediatamente imagens tridimensionais trazendo para a realidade seu projeto. As impressoras 3D estão começando a estar mais acessíveis e algumas empresas estão investindo neste mercado para aumentar a oferta de serviços. Em breve, quem sabe não teremos uma em nossas casas e com leiautes já prontos pelos fabricantes distribuídos ou vendidos, poderemos replicar nossos brinquedos ou objetos de uso em nossa casa mesmo.
Um tempo atrás tínhamos que ter celulares que comportassem até 04 chips para termos as quatro principais operadoras a fim de reduzirmos os custos com ligações. Hoje, mais de 10 milhões de linhas telefônicas foram abandonadas ou canceladas por seus usuários e as operadoras atribuem esta redução a aplicativos como o whatsapp. Mas, será que é só ele? O que me diz sobre o Skype, Messenger do Facebook, Viber e tantos outros aplicativos que utilizam a rede de dados para uma comunicação livre de tarifas abusivas? Estão tentando bloquear o uso do Whatsapp, seria interessante para você?
Os avanços aconteceram, talvez mais tímidos, por conta de um período de insegurança mercadológica e política enfrentada por todos no Brasil. Esperança.

Enfim, o que devemos esperar para 2016?
Aproveito para desejar a todos um Feliz Natal e um próspero Ano Novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário