Páginas

terça-feira, 28 de outubro de 2014

ChromeCast 2 - Projeto continua em desenvolvimento

FONTE: GigaOm


Assista a entrevista com o Mario Queiroz, na integra, realizada pela GigaOm

O Chromecast já tem 15 meses de lançamento e, até então, nenhum detalhe sobre o lançamento de uma possível segunda geração do aparelho tinha sido comentado pela empresa até a última terça-feira. Em um evento organizado pelo GigaOm, o brasileiro Mario Queiroz, responsável pelo gerenciamento de produtos na Google, confirmou que a empresa já trabalha no novo Chromecast.

Há alguns dias, um vazamento do FCC detalhava um novo modelo do Chromecast, mas ele não passava de um aparelho que trazia algumas correções de hardware bem específicas. Não havia qualquer atualização significativa. Aquilo tinha deixado muita gente achando que a empresa não estaria mais interessada em continuar o “projeto Chromecast”, mas Queiroz acabou com essa preocupação.

O que teremos de novo?

Ele não quis explicar exatamente que novidades a segunda geração do aparelho trará, mas eles estão trabalhando na “construção de um ecossistema com várias finalidades”, como comentou na entrevista com o GigaOm. Uma dessas finalidades seria a segunda geração do próprio Chromecast. As demais seriam outros aparelhos similares.

Não ficou completamente claro, mas imaginamos que Queiroz queria dizer que o SO do aparelho será utilizado em outros dispositivos. O que não sabemos é até que ponto esses aparelhos se parecerão com o famoso reprodutor de vídeo da Google. Será que serão mais parecidos com o Nexus Player?

Muito bem usado

Fora esses detalhes, o executivo ainda deu alguns detalhes sobre o desempenho do Chromecast. Até hoje, os usuários realizaram mais de 650 milhões de reproduções de vários tipos de conteúdos. Além do mais, a empresa contabiliza atualmente cerca de 6 mil desenvolvedores engajados na criação de mais de 10 mil aplicações para a plataforma Google Cast.

Com isso, é muito possível que as possibilidades do Chromecast se multipliquem rapidamente. Um exemplo dessa variedade de funções seria o Backdrop, que serve atualmente para usuários mostrarem suas próprias fotos na tela de espera do Chromecast. Esse recurso deve ser atualizado e terá uma API para que desenvolvedores criem apps que aproveitem essa função.

Não há datas para o lançamento do novo Chromecast e Queiroz não comentou nenhum detalhe sobre esses outros dispositivos similares. Só nos resta esperar por vazamentos e mais informações oficiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário