Páginas

terça-feira, 8 de julho de 2014

Coluna Vida Simples - Julho 2014

[Edição de Julho 2014] - Circulação nas cidades de Aracaju e Barra dos Coqueiros em SE
 
 Hoje estarei mudando um pouco o formato da Coluna Vida Simples e inserindo uma parte de dicas rápidas com o intuito de apenas dar uma direção a perguntas corriqueiras feitas por amigos e alunos. Outra mudança é um texto curto sobre um tema de repercussão nacional ou mundial. Espero que gostem e que fique ainda mais interativo. Acessem o blog e tenham ainda mais informações sobre o conteúdo aqui apresentado. A partir do próximo mês quero ver se consigo tempo para postar vídeos e incrementar os textos aqui apresentados. Uma boa leitura a todos e que o acesso responsável a tecnologia seja ainda mais abrangente.

Como manter seu Whatsapp protegido
A tecnologia chegou e está à disposição de todos e em praticamente qualquer lugar. Você usa Whatsapp? Você acredita estar seguro? Com tantos aplicativos e a conectividade às redes de todos os tipos, estamos realmente vulneráveis e susceptíveis à ação de hackers ou de sermos “espionados” por qualquer um com um pouco mais de conhecimento. Mesmo com todo esse pseudo medo não deixamos de fazer uso da tecnologia.
As mídias sociais costumam ser alvos frequentes de malwares e também de oportunistas virtuais. Com o crescimento do WhatsApp, usuários do aplicativo estão se tornando as novas vítimas. Alguns aplicativos, como o StealthGenie, mSpy e Mobi Stealth são bastante conhecidos por clonar textos, vídeos e fotos do WhatsApp e também de outras ferramentas, como o Skype, Facebook e Viber.
Entretanto, podemos tentar nos prevenir ou dificultar algumas ações invasivas. Saiba que há medidas que podem ser tomadas para evitar de ser a próxima vítima.

Whatsapp seguro
1. Fique sempre atento às informações do seu perfil no WhatsApp. Perfis falsos podem ser criados usando tais dados, já que é o número de telefone e foto ficam expostos;
2. O mensageiro costuma guardar uma cópia das mensagens SIM por sete dias, ou seja, tenha cuidado com o seu chip. Se possível apague sempre o conteúdo dele, principalmente ser for emprestar o seu chip ou mesmo o smartphone para alguma pessoa;
3. O WhatsApp pode ser protegido instalando um aplicativo que usa a câmera frontal para tirar fotos de alguma pessoa que, por ventura, venha digitar uma senha incorreta no smartphone. O GotYa! é um excelente aplicativo do gênero, porém, está disponível apenas para Android. Usuários de iPhone podem usar o iGotYa ou o iLostFinder. Vale notar que tais aplicativos não são autorizados pela Apple, por isso a necessidade de um jailbreak; algo que não torna seu aparelho mais seguro.
4. Evite sempre instalar aplicativos de origem desconhecida, bem como acessar redes Wi-Fi e Bluetooth não confiáveis;
5. Por fim, é importante ter sempre um antivírus de confiança instalado no smartphone. Softwares como AVG, Avast e McAfee possuem versões mobile e são os mais indicados.

Bom, com as dicas acima você poderá evitar uma grande dor de cabeça no futuro!


Facebook manipula dados sem permissão
A gigante das redes sociais, através de sua COO Sheryl Sandberg, pede desculpas aos seus mais de 700 mil usuários que tiveram seus feeds analisados sem autorização prévia, diz que foi “mal programado” o experimento. O intuito da pesquisa era investigar o impacto emocional que as mensagens causavam nas pessoas. A pesquisa foi realizada por estudiosos das universidades americanas de Cornell e da Califórnia.

DICAS:
Antivírus para smartphones e tablets valem a pena serem instalados, principalmente para aqueles que conhecem pouco sobre as tecnologias. São eles: AVAST, AVG e McAfee. Baixar pelas lojas oficiais de aplicativos para não serem vítimas de Malwares.

Use a tecnologia de modo consciente e proteja-se. Não acesse redes desconhecidas ou até mesmo conecte-se a bluetooth de desconhecidos, você pode ser mais uma vítima no mundo virtual. 

Um comentário: