Páginas

terça-feira, 22 de maio de 2012

Atualizando o Atrix 4G para Android 4.0.3 ICS Via CyanogenMod 9


Estou pesquisando para atualizar o Android de meu Atrix 4G para o ICS 4.0.3 via CyanogenMod 9. Espero que dê tudo certo. Postarei as investidas em meu aparelho.
Atualmente estou usando o Android 2.3.6 liberado pela própria Motorola para a operadora Claro. Até hoje estou seguindo as regras corretamente. Instalando apenas o que a Motorola já validou.
Neste momento, estou vendo qual a atualização está disponível no site da Motorola. Caso ainda seja o mesmo, vou arriscar a atualização não homologada pela Motorola. O Android 2.3.6 está me causando muito transtorno: trava muito, o fingerprint nem sempre funciona, não está conseguindo gerenciar a memória corretamente, de vez em quando reinicia até mesmo em stand-by.
Atualizando o Motorola Software Update para a versão 01.16.34, depois verificar se existe alguma atualização disponível.

De acordo com o aplicativo de atualização de software da Motorola não há atualizações disponíveis para o meu aparelho. O estranho é que meu aparelho é da Claro, o Simcard também é Claro e ele reconheceu como sendo da Vivo. 

Enquanto isso, já baixei o PetesMotorolaRootTools_v1.07 para rootar o aparelho. Portanto, vamos ao processo do Cyanogen.



Não funcionou muito bem com este exploit, mas baixei outro chamado Motofail e parece que funcionou melhor. Agora vou atrás de como instalar o Cyanogen.


6 comentários:

  1. Respostas
    1. Igor, eu não dei prosseguimento para instalar o Cyanogen. Alguns colegas que tentaram voltaram atrás. Não pelo fato do Cyanogen funcionar errado, mas, na época não tinha alguns dos recursos como o leitor biométrico, ativado. Assim, retornaram a versão original da Motorola. O SAC da Motorola informou-me que não haverá atualização do Sistema para o Atrix MB680. Mas, as empresas de suporte técnico da Motorola, possui técnicos que fazem a migração para uma versão mais recente e pelo que disseram é da própria Motorola. Talvez valha a tentativa.

      Excluir
  2. Tenho o CM7 rodando no meu Atrix ha algum tempo. Desde que voce use o CM7 e nao o CM9, vai ter tudo funcionando, inclusive biometria.
    Mas qual a vantagem de trocar a rom oficial baseada no Android 2.3 Gingerbread pela rom Cyanogen baseada no mesmo Android 4.3 Gingerbread? Varias:

    * bootup beeeem mais rapido
    * livre-se de qualquer animacao de bootup de operadoras e bloatwares
    * software de camera muito melhor (tambem pode ser corrigido instalando outro software de camera, eu sei)
    * adiciona varias capacidades e configuracoes adicionais. O applet com aqueles botoezinhos para habilitar wifi, bluetooth, dados, etc, ganha varios novos botoes que voce pode habilitar ou nao. Configurações do aparelho ganham varias novas opções.
    * possibilidade de rodar certos programas que exisgem roms menos capadas que as oficiais, e ate rodar Linux dentro do seu celular.

    Desvantagens:

    * Diga tchau ao software do lapdock. O lapdock em si ainda funcionara, mas ao inves de cair no software do lapdock, ira continuar usando o android na telona e com teclado e mouse. Hum, sera que isto é desvantagem? :)

    E embora hoje meu aparelho principal seja um Moto G com a rom oficial, continuo mantendo meu Atrix turbinado com Cyanogen Mod comigo, pois é nele que apronto minhas coisinhas de nerd.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. GER, bacana... eu realmente aposentei o ATRIX e você hoje ainda o utiliza? Passei ele para meu filho, no entanto, já não dá mais. Forte abraço e obrigado pelo texto.

      Excluir
  3. É possível utilizar o lapdock com um Moto G?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mauricio, não fiz o teste com nenhum outro aparelho, ainda possuo o aparelho em casa e a Lapdock. Caso consiga fazer o experimento poste aqui, vou ver se consigo alguma coisa com outro aparelho. Atualmente estou utilizando os aparelhos da linha Samsung.

      Excluir