Páginas

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Coluna Vida Simples - Setembro

Como vai? O que aprendeu hoje?

Pois é, me orgulho de ter amigos que assim como eu são viciados em aprender. Muitas das vezes, não só sobre tecnologia ou afins, mas qualquer coisa. Que tal fazer um desafio a você mesmo e estudar alguma coisa diferente a cada quinze dias para começar? Depois com o tempo, a adrenalina por ter aprendido algo novo lhe incentivará a conhecer algo novo sempre.

Curta este desafio e se quiser compartilhar algo escreva mim. Conte o que achou de aprender algo diferente e comente como foi. Só não vá aprender coisas erradas, preze pelo bom e correto. Boa sorte!

 

Tecnologias gratuitas, por quê?

Por que as empresas gastam tempo produzindo aplicações e sistemas e depois disponibilizam a custo zero? Quem possui e-mail gratuito: Gmail, Outlook (antigo Hotmail), Yahoo, dentre outros servidores de e-mail? Quem utiliza o Waze (é gratuito)? O Blogspot?

Gente na minha visão o que acontece é o fator de penetração no mercado. Deste modo, as empresas analisam a aceitação as falhas iniciais dos sistemas e depois fazem duas formas distintas de arrecadação: a publicidade incorporada às telas dos aplicativos ou quando você necessita de mais serviços é obrigado a pagar por isto.

Um sistema que exemplifica bem esta segunda opção é o Evernote. Uma excelente aplicação que está disponível para desktops (Windows), MAC (iOS), Mobile (Android, iOS) e também na Web e como se não bastasse ainda sincroniza as informações em tempo real com todas as estruturas onde os clientes estão instalados. Deste modo, você tem uma segurança dos dados e áreas de backup, tudo isso de graça. Mas, caso você queira mais recurso passa para a versão Premium que é cobrada e custa muito pouco em relação a seus benefícios.

Algumas pessoas se beneficiaram do Google Apps e com 10 contas de e-mail, gratuita. Mas, esta maravilha acabou e agora temos que pagar. Quem tem ainda poderá usufruir gratuitamente até 10 contas de e-mail, caso precise de mais contas terá de pagar também para manter a estrutura funcionando.

Então, o que ainda não deve ter sido visualizado por você é que será muito difícil os desenvolvedores cobrarem e você deixar de pagar se for alguma coisa que você já está habituado a usar. A degustação fornecida pelo fabricante acaba e você tem de pagar por esta estrutura ou serviço por já fazer parte do seu dia-a-dia.

 

Softwares Gratuitos

Não quero aqui fazer propaganda do Governo Federal, mas, eles mantêm uma área de Softwares Públicos acessíveis por qualquer pessoa. Basta fazer um cadastro e participar das comunidades disponíveis. Cada uma vai tratar de uma aplicação diferente. Se tiver interesse em contribuir ou aproveitar o que está disponível acesse:http://www.softwarepublico.gov.br


Apple liberou a versão iOS 7.0

Pessoas que possuem dispositivos Apple podem atualizá-los com a nova versão iOS 7. Ainda tem a disposição os aplicativos Numbers (planilha), Pages (documentos) e Keynote (apresentações) que na versão anterior seriam pagos. Aproveitem, o design está bem diferente e mais clean “limpo”.

 

Aplicativos Gratuitos para Android


Aldiko Book Readers - Estante de livros.

Alinha Droid – Alinhamento de antenas/enlaces wireless.

Any.Do – Lista de Tarefas que também gerencia ligações.

Barcode Scanner – Faz leitura de diversos códigos de barras.

Dropbox – Acesso ao seu Driver Virtual do Dropbox. Agilizando o acesso a seus arquivos.

Evernote – Organizador de conteúdo. Notas, Audio, Vídeo, Sites, Links, e outros.

Guiamais.com – Sua agenda eletrônica classificada por Cidades. Sua lista telefônica portátil.

Yupee – Gerenciador financeiro com acesso das informações também pela web.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário