Páginas

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Coluna Vida Simples - Agosto de 2013


[Edição de Agosto 2013] - Circulação nas cidades de Aracaju e Barra dos Coqueiros em SE



Este mês tivemos muitas discussões interessantes na internet e nos bastidores nas salas de empresas de tecnologia. Vou focar em dois temas na coluna de hoje: um deles é a fusão que dará início a uma “nova empresa” de dispositivos móveis verticalizada e a insegurança no uso de outros dispositivos. Não tive condições de pesquisar a fundo sobre falhas em dispositivos da Nokia que utilizam-se do Windows Phone como sistema operacional. 

Microsoft compra Nokia por US$ 7,2 bi
Juntas pretendem redefinir os limites da tecnologia

Stephen Elop e Steve Ballmer


A Microsoft anunciou na última terça-feira, 03, a aquisição de parte da Finlandesa Nokia. A norte-americana assume a divisão de dispositivos e serviços, assim como várias das patentes e o serviço de mapas. Os seus mais de 32 mil funcionários serão absorvidos na compra. 
Quem comandará esta nova fase de uma força-tarefa para enfrentar Android e iPhone é Stephen Elop, como vice-presidente da nova divisão, reportando-se diretamente a Steve Ballmer. 
Com a compra, a Microsoft se torna uma empresa mais parecida com a Apple, ao controlar “verticalmente” o segmento, respondendo pelo sistema operacional e também pela fabricação do hardware. Deste modo, Apple e Microsoft, estarão com modelos integrados e verticalizados, enquanto, do outro lado, temos a Motorola e a Samsung que são as forças por trás do Android, mas que – ao contrário das outras duas gigantes, não controla o produto do começo ao fim. 
“A Nokia e a Microsoft estão comprometidas para o próximo capítulo. Juntos, nós vamos redefinir os limites da tecnologia.”, dizem Steve Ballmer e Stephen Elop em carta escrita por eles.
Em primeira impressão, a Nokia perdeu a mim como cliente desde que montou esta parceria com a Microsoft para tirar o sistema Symbiam e incorporar o Windows Phone. Terei de rever e avaliar estes novos aparelhos e o sistema operacional para ver como é seu comportamento e se realmente são o que prometem ser.


Russos descobrem falha da Apple
O “unicode of death” trava programas no iOS 6.1.3  e no OS X 10.8.4



Tidos como aparelhos que “não adquirem vírus” os dispositivos da Apple ganham mais uma falha. Segundo os russos, a empresa já conhecia o problema há seis meses e não o corrigiu, fragilizando um pouco a credibilidade na marca.
A falha, apesar de inofensiva, é real. Ela afeta os usuários do iOS 6 e do Mac OS X 10.8. Descoberta em 28 de agosto espalhou-se rapidamente pela internet, fazendo várias vítimas e até o Facebook vetar a utilização do texto em específico a fim de proteger os usuários dos sistemas Apple. 
Informadas várias correções para o iOS 7, vamos ver se a promessa de ser um dispositivo mais seguro do que os demais smartphones do mercado. Acompanharei mais de perto estas informações sobre a Apple.


App Android infecta smartphone e PC
Droid Cleaner um malware que promete fazer uma limpeza de seu dispositivo

Dispositivos que utilizam Android já não é mais novidade serem infectados por algum tipo de Malwares ou vírus. Desta vez, o app Droid Cleaner, que supostamente ajudaria o usuário a melhorar a performance do aparelho, fazendo uma limpeza, também infectava as máquinas que se conectassem ao dispositivo por meio físico, roubando dados e enviando para seu mestre. 
Segundo a Kaspersky, empresa que descobriu a ameaça, o malware tem uma lista gigante de “recursos” como ainda não visto em uma aplicativo móvel: enviar SMS, habilitar o wi-fi, recolher informações sobre o aparelho, abrir links arbitrários no browser, fazer upload do conteúdo do cartão SD, fazer upload de um arquivo ou pasta arbitrária para um servidor-mestre, fazer upload de todas as mensagens SMS, apagar todas as mensagens SMS, fazer upload de contato/fotos/coordenadas do aparelho para o mestre.  No computador, não possui tantas habilidades, mas pode ativar o microfone, gravar áudios, encriptar dados e enviar tudo para o autor do vírus. Fiquem espertos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário