Páginas

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Comparativo entre os Smartphones feito pelo Olhar Digital

Apple iPhone, Samsung Galaxy S4, Sony Xperia ZQ, LG Optimus G e Motorola Razr HD




Fiz esta pesquisa e estou publicando este material pois estava em dúvida sobre qual dispositivo iria fazer parte do meu dia-a-dia durante os próximos 2 anos. Acredito que me decidi pelo iPhone 5, da Apple e este será meu companheiro de aventuras daqui por diante. Será? Será que não seria melhor um Samsung Galaxy S4? Será mesmo que a minha dúvida acabou?

[Conteúdo extraído do site Olhar Digital]

Antes de mais nada, é bom que se diga: são aparelhos de gerações diferentes. Uns chegaram ao mercado há quase um ano, outros são mais recentes e estão nas prateleiras há pouco tempo. Mas eles são os smartphones mais potentes e mais caros disponíveis no mercado brasileiro no momento. Vamos ver quem é campeão. E vamos começar a avaliação logo por um dos itens mais essenciais em qualquer aparelho...

... a tela
Galaxy S4 e o Xperia ZQ: 5 polegadas. 
Optimus G e o Razr HD: 4,7 
iPhone 5: 4 polegadas. 

... vídeos
O Galaxy S4 usa a tecnologia Super Amoled, que chama atenção principalmente pelo contraste – às vezes até alto demais, o que normalmente deixa as cores mais quentes e saturadas. No iPhone 5, ainda que o contraste não seja tão alto, a tela Retina mostra cores mais naturais e fieis à realidade – o que é interessante na hora das fotos. Agora, para ver vídeos, o alto contraste do Samsung chama atenção... preste atenção principalmente na diferença dos tons de preto.
Quem também faz bonito no quesito tela é o Xperia ZQ. Junto com o Galaxy S4, ele é o único aparelho que também é Full HD, o que dá uma boa diferença na qualidade de imagem. Mas a tela do Xperia não é tão contrastada quanto a do Galaxy e, por isso, ele se sai melhor que o Samsung quanto o assunto são fotos. Já nos vídeos, o Samsung continua na frente.
Fechando esse circuito das telas, temos o Optimus G, que também oferece uma tela com ótimo desempenho. Ela é bem similar à do iPhone, aliás, com tecnologia LCD IPS.
Por fim, temos o Razr HD. Que fecha esse grupo, mas não fica muito atrás dos outros, com uma tela com ótima qualidade, ainda que seja, tecnologicamente, a mais simples. Ou seja: no quesito tela, temos um empate entre Galaxy S4 e Xperia ZQ. Em seguida, outro empate entre iPhone 5 e Optimus G e, um pouco mais atrás, o Razr HD.

Design
A Apple sempre se destacou pelo design dos seus produtos. O iPhone 5 segue a mesma linha dos aparelhos antigos; apenas esticou um pouco o tamanho da tela. O acabamento em alumínio na parte de trás é resistente a riscos e não oferece mais a fragilidade do vidro que vinha nos iPhones 4 e 4S. Seu grande rival, o Galaxy S4 é, mais arredondado, mas o acabamento traseiro em plástico não chama tanta atenção; poderia ser melhor para um dispositivo top de linha.
O Optimus traz a mesma solução de iPhones mais antigos, com vidro dos dois lados. O mais resistente é, sem dúvida, o Razr HD, com seu acabamento em Kevlar. O Xperia ZQ é quem decepciona um pouco para um smartphone dessa categoria: seu acabamento é em plástico.
O mais leve deles é o iPhone, com 112g. Em seguida, vem o Galaxy S4, com apenas 130g num aparelho desse tamanho. Depois, praticamente empatados, vêm o Optimus G, com 145g, e o Razr HD com 146g. Por último, um pouquinho mais pesado, temos o Xperia, com 151g.
Quando o assunto é beleza, gosto não se discute. Por isso, nunca atribuímos notas a esse quesito. Porém, no quesito qualidade dos materiais usados, quem leva a melhor é o iPhone 5, com seu belo acabamento em alumínio. Para completar, ele é disparado o mais leve... Em seguida, vêm o Razr HD, seguido pelo Optimus G. Aqui, Galaxy S4 e Xperia ZQ ficam com a lanterna.

Câmera
Três dos aparelhos testados trazem câmeras com 13 megapixels de resolução: o Galaxy S4, o Optimus G e o Xperia ZQ. iPhone 5 e Razr HD trazem câmeras com 8 megapixels. Ainda que a quantidade de megapixels não seja o melhor indicador de qualidade de uma câmera, geralmente quanto mais megapixels, também melhor é o conjunto ótico. Nos nossos testes isso foi quase verdade. De fato, as melhores câmeras são as do Xperia ZQ, do Galaxy S4 e do Optimus G.
A câmera do Sony chama a atenção pela fidelidade de cores e bom nível de contraste. Porém, mesmo tendo 5 megapixels a menos que os concorrentes, a câmera do iPhone não deixou a desejar e praticamente empatou com as de 13 megapixels em termos de qualidade. Quem ficou por último foi o Razr HD. Aliás, não é de hoje que as câmeras dos Motorola deixam a desejar.

Características Técnicas (Processador e Memória)
    Galaxy S4
    Processador 4 núcleos, Snapdragon 600 de 1.9 GHz 
    Memória RAM de 2 GB

    Xperia ZQ e o Optimus G 
    Processador 4 núcleos, Snapdragon Pró Krait de 1.5 GHz
    Memória RAM de 2 GB

    Razr HD 
    Processaor Dual Core de 1,5 GHz 
    Memória RAM de 1 GB

    iPhone 5
    Processador Dual Core A6 da Apple de 1.2 GHz
    Memória RAM de 1 GB

Desempenho
O aparelho da Samsung é o mais poderoso, sem dúvida. Porém, quando testamos experiências do dia a dia, como abrir diversos aplicativos, fotografar e até jogar, a diferença não é perceptível em relação ao Xperia e ao iPhone 5. Optimus G e Razr HD vêm um pouco mais atrás. Aqui chama a atenção a integração do sistema operacional. Mesmo tendo a configuração mais modesta, o aparelho da Apple fica em pé de igualdade com o Galaxy S4 e o Xperia ZQ, que têm hardwares muito mais poderosos.
O outro lado da moeda fica para a Samsung. O seu Galaxy é quem traz mais inovações. Nós testamos as funções que usam o movimento dos olhos para controlar o aparelho e o reconhecimento de gestos. Com o “Smart Pause” e “Smart Scroll” o vídeo pausa assim que você tira o olho da tela; e, navegando, é possível rolar uma página da web sem tocar a tela. Funciona super bem, mas ainda é meio estranho de usar. Depois de aprender o gesto, não falha mesmo - e o reconhecimento do olho também é bem rápido. Já a função que reconhece a mão por cima do aparelho, sem tocá-lo, falha um pouquinho e é menos intuitiva. Conseguimos rolar páginas e passar fotos. Interessante também, mas com os olhos é mais legal.
Resumindo, nesse quesito, o Galaxy S4 leva vantagem. Especialmente se você estiver usando aplicativos de alto desempenho, como alguns jogos mais pesados. Em seguida, vem o Xperia ZQ. Em seguida, temos o iPhone, seguido bem de perto pelo Optimus G e, depois, pelo Razr HD.

Preço
  1. iPhone: por 2.400 reais 
  2. Galaxy S4: por 2.300 reais 
  3. Optimus G: por 2.000 reais
  4. Xperia ZQ: por 1.800 reais. 
  5. Razr HD: por 1.450 reais


Conclusão

Ficam classificados os aparelhos nesta ordem
  1. Samsung Galaxy S4.
  2. Sony Xperia ZQ.
  3. Apple iPhone 5
  4. LG Optimus G
  5. Motorola Razr HD.


Nenhum comentário:

Postar um comentário