Páginas

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Atrix: Master Reset e Factory Reset


Eu possuo um Atrix (atualizado para Android 2.3.6) e há algum tempo estou tendo diversos problemas como travamento do touch e desligamento freqüente, principalmente quando em recebimento de ligações, tudo isso depois da atualização. Por diversas vezes amigos ficaram pensando que eu não os estava querendo atender. Contudo, o aparelho nem chegava a tocar e reiniciava.
Quando descobri, liguei para a Motorola e pedi algum procedimento que pudesse me auxiliar a resolver este problema e fui instruído a executar o Factory Reset o qual fiz por diversas vezes e não funcionou. Resolvi então levar a assistência técnica que me informou que precisava ficar com o aparelho por 30 dias para executar o serviço. Bem, somos profissionais e utilizamos nossos smartphones para trabalhar e a frase histórica "Time is Money" se aplica muito bem a nós profissionais de TI.
Foi ai que pensei em resolver por conta própria já que outra informação que obtive este fim de semana (ainda não verificada na Motorola) dizendo que o Atrix não teria a atualização para o Android 4.0. Desse modo pesquisei nos diversos sites, inclusive da Motorola (que tem uma informação errada que irei corrigir aqui neste post) como resetar o aparelho e conseguir resolver o problema em casa.

Pessoal seguem as instruções que consegui executar e que se diferencia do Site da Motorola (Master Reset, na opção 4).


Para fazer o Reset Manual, leia e siga as instruções abaixo.
  1. Desligue seu aparelho, pressione e segure o botão de volume para baixo e pressione o botão ligar
  2. A tela vai iniciar com um "Fastboot", pressione a tecla de Volume para baixo até encontrar "Android Recovery", então pressione a tecla de Volume para cima.
  3. Espere pelo triangulo ! / Android" e então siga para o ítem 4
  4. Pressione as teclas de VOLUME P/ CIMA e VOLUME P/ BAIXO. Um menu será mostrado
  5. Selecione "wipe data/factory reset", e selecione OK (botão de liga/desliga). Outra tela de confirmação será mostrada. Selecione Yes e OK
  6. Após os dados do usuário estarem apagados, uma opçãp de "reboot system now" vai aparecer como padrão. Selecione OK.
  7. Telefone vai desligar e ligar e a tela de configuração do MOTOBLUR vai aparecer.


Dados Factory Reset
  1. A partir do ecrã do seu telefone, abrir a bandeja de aplicativos através do toque  Apps Tray Button . Ou pressione o botão Menu do lado esquerdo de sua tela.
  2. Toque em Configurações.
  3. Desça e toque de Privacidade (Dica: Verificando o backup de meus dados e restauração automáticos para preservar os dados pessoais)
  4. Toque de Dados Factory Reset
  5. Toque em Resetar Telefone

Agora é configurar tudo novamente e ver se voltou a funcionar de forma coerente. Caso contrário, acredito que vou passar para um Samsung Galaxy S3, parece estar muito mais estável que este Atrix que possuo.

Fontes: Technipages; Diário do Android; Android Blog (Códigos Secretos); Motorola